domingo, 7 de março de 2010

O Dragão, A Sabedoria e o Pote de Ouro


Muitos perguntam de onde vem todo conhecimento do dragão, como ele sempre tem resposta para todos os questinamentos e sábias colocações sobre as coisas de nossas vidas.
Esta pequena fábula ilustra esse episódio, numa lição de vida sobre como o lendário patrono deste site adquiriu o dominio sobre tudo o que existe abaixo destes céus e acerca da nossa existencia, e o que ele não souber, criar uma historinha fascinante para entreter os ouvintes, e como ele deparou-se com a derradeira verdade da vida...
Tudo começou num san patrick´s day, de um ano há muito esquecido, quando um jovem e destemido Dragão rabugento capturou o lendário Leprechaun no fim do arco iris. O pequeno irlandês então se dispôs a cumprir sua parte das regras e trouxe ao reptiliano um voluptuoso pote de ouro. Porém, o jovem e ambicioso Dragão barganhou com o pequeno mítico, e ao inves da riqueza material pediu, num momento salomônico, o dominio sobre os conhecimentos sobre tudo o que existe entre os céus e a terra. O duende surpreendeu-se com o pedido, mas concordou em concede-lo, alertando o impetuoso ser que ele em breve descobriria a grande verdade da vida.
Embevecido no conhecimento, o Dragão tornou-se sábio. A tudo ele tinha a resposta e a qualquer debate provinha-lhe a mais resoluta argumentação, o que deitava por terra qualquer oposição às suas ideias. Tornou-se então o Dragão o mais ameaçador ser vivente num debate ou numa discussão civilizada, além das armas naturais da raça intimidarem qualquer afronta de natureza não civilizada.
Porém, à medida que sua infindável sabedoria e sua retórica afiada ganhavam notoriedade, o lendário Rabugento ganhava fama de arrogante e prepotente. As pessoas, incapazes de entender toda aquela forma de saber, julgavam erroneamente a segurança ao falar do reptiliano com puro desprezo àqueles a sua volta. Então o Dragão começou a enfrentar a negação ilógica, onde mesmo diante à toda a argumentação lógica e fatos concretos o debatente recusava-se a assumir a derrota e insistia na sua posição, por mais debastada que ela estivesse.
À mente do Sábio Dragão apareciam como escritas as palavras do também lendário monge Takuan, que diziam que sempre a ignorancia triunfariam sobre a sabedoria, por ser impossivel ministrar conhecimento a um tolo que se orgulha da própria tolice. Em seu intimo, o Dragão sabia que ele começara a perder o jogo de força com os ignorantes a partir do momento em que aqueles se orgulhavam de sua falta de cultura, e usavam isso como trunfo. A inversão à natureza da humanidade de evolução era invertida pelo próprio homem, como uma carapaça de proteção ao desconhecido.
Logo o Dragão caiu por terra. Ele, logo ele, que pensou poder esclarecer as coisas do mundo e acelerar o passo da evolução do homem dividindo aquilo tudo que ele aprendeu com o leprechaun. Inexorável, a verdade agrediu a face escamada como um soco. O mundo ainda não estava, e talvez nunca estaria, pronto para se compreender. Ele, ao quebrar o ritmo, desadequou-se àquela realidade. Passou a ser um estranho, um lunático, um arrogante e prepotente "dono da verdade".
O Dragão então voltou ao fim do arco-íris atras do leprechaun, mas lá encontrou apenas a ex-esposa do pequenino, pois numa ação judicial, ela tomara a morada no fim do arco-íris e 50% dos potes de ouro.
Ao contar sua história, recebeu de volta um olhar de desdém da golpista, unido a um sorriso sarcástico e as seguintes palavras:
"Tolo, devia ter ficado com o ouro. Ninguém discute com o dinheiro, todo mundo se limita a concordar, viver e morrer por ele, sem questionamentos. De nada adiantam o conhecimento infinito da vida se as pessoas não estão preparadas para ele. Essa é a nossa realidade. A sua ambição de estar um passo a frente fez com que se colocasse muitos passos atrás, de uma maneira diferente. Terás que aprender a viver agora nessa situação, ignorando a verdade quando for necessário, contestando o certo quando for o desejo de teus pares e suprimindo aquilo que vc mais se orgulha de ter. E torcer para não padecer antes que seu nobre desejo de avançar ao limite possivel se torne um cotidiano, não uma aberração. Vá e resiste agora, Dragão"
Desolado, o Dragão partiu compreendendo seu erro de querer acelerar o processo natural. Ele desafiara o próprio tempo ao desejar a evolução, e agora temia que seu tempo nunca chegasse.
Então, dentro de um sinal dos tempos, o dragão achou seu abrigo. Atrás de um teclado, ele poderia compartilhar de forma engraçada e bem humorada seus conhecimentos com pessoas que realmente os desejassem. Assim nasceu o Dragão responde, e o Blog do dragão rabugento.
Embora até hoje o Dragão se arrependa de não ter pego o pote de ouro e comprado tudo em ações do google.
**IMPORTANTE: Essa é uma obra de ficção, não aconteceu. Tampouco eu me acho mais inteligente ou sábio que os demais, foi uma maneira divertida que eu encontrei para criticar esse mundo que prima cada vez menos quem buscar conhecimento e cada vez mais a estupideza e a má vontade. Acredito que vc, leitor do blog do dragão, é capaz de entender os pormenores contidos dentro desta fabula. É isso que nos liga. E no mais, se vc não entendeu, mande sua pergunta, que terça tem dragão responde especial.
Abraços a todos e desculpa pela demora na atualização, mas esse dragão aqui ta trabalhando que nem um doido.























2 comentários:

  1. Muito bom o texto. Está de parabéns.

    Sábias palavras a da gatinha de verde ali em cima. =P

    Já que você tudo sabe, tira-me uma dúvida.

    Por que o Zeca Pagodinho canta Samba e o Exaltasamba canta Pagode?

    ResponderExcluir
  2. AAAA Responde pra mim intaum dragao:



    Pq no meiu de um strip o cabelo vê msg no celular, e no meiu de uma partida de magic ele n atende o celular???

    ResponderExcluir