sábado, 16 de janeiro de 2010

DEsconstruindo a musica brasileira


Hoje o dragão inicia uma cruzada para falar de musica brasileira, sim, esse pais de letras pitorescas e de alta complexidade lirica, com suas letras profundas e bem feitas.

Vamos começar com a eterna segunda musa do axé, a loirissima claudia leite, ela que nunca será uma Ivete mas eu pegava mesmo assim. Aliás, a palavra axé vem do dialeto dos escravos africanos e significa "energia vital" o que significa que se os escravos do brasil colonial fossem japoneses o axé chamaria-se CHI ou KI, dependendo do anime de onde viriam os escravos.

A musica de hoje é uma beleza literaria, construida sobre uma trama poética complexa, um emaranhado de pensamentos aristotélicos. Vamos analisar cada parte de BOLA DE SABÃO.

baby baby
queria tanto te ver
ve se me liga as vezes
só pra dizer um oi

A gente já começa a musica com aquela baranga frustrada que você pegou bebaço na balada e depois daquela "noite incrível" fica reclamando que vc nem ligou depois, nem que fosse pra dizer "oi, eu lembro do seu nome"

talvez quem sabe
não seja assim tão tarde
queria ter uma nave
pra te levar pra dar um rolé

Fica implícito o convite ao segundo encontro, e nem precisa se preocupar, ela tem carro, vc pode beber a vontade que te levam em casa depois.

nas nuvens
te vestir com a luz do sol
te beijar infinito
admirar suas asas

Opa, começou a ficar pesado. Ela quer te levar dar um rolê nas nuvens, ou seja, aquele banza pra viajar antes do fight, tipo, tá ligado, brôu? Te vestir com a luz do sol aqui tem o sentido de clarear as ideias, saca, tipo, tudo as claras, sacou? Te beijar infinito e admirar suas asas, ela sabe que vc é um galinha, ou um frango (depende da sua performance na primeira noite, mas pra ela tanto faz afinal, mulher feia não pode dispensar homem)


anjo venha voar só no meu céu
me pegue no seu colo
que eu viajo além do horizonte

(Anjo. Aí o adjetivo que mulher dá pra todo cara que ela quer dar ou se aproveitar. "Ai, vc é meu anjo" significa ou que ela tá muito afim de descabelar o palhaço ou então que ela quer que vc faça alguma coisa chata pra ela. No caso da musica fica claro.)

me pegue no seu colo significa que a baranga é magra, ou te acha muito forte, em ambos é um fator positivo, a não ser que ela queira que vc todo "fortão" brigue com os caras do jiu jiutsu da academia que zoam ela durante a aula de axé. Que eu viajo além do horizonte significa que mesmo nesse clima love o trabuco ainda não largou o apertado, e se der mais uma tragada vai ficar mais doida que o capitão planeta.


Pirou minha cabeça e o coração
feito bola de sabão
me desmancho por você

Ah, o refrão mágico que qualquer criança brasileira conhece. Olha a profundidade da conexão dos fatos aqui:

pirou minha cabeça (o baseado) e o coração (ela tá apaixonada por vc!)

feito bola de sabão - então é uma baranga gorda que te acha forte, mas apesar de bola ela é de sabão, ou seja, é gorda mas é limpinha.

me desmancho por vc - aqui fica acima da minha capacidade de interpretação, mas temos 3 opções:

1- ela está perdidamente apaixonada e se vc não ligar as vezes pra dar um rolé nas nuvens pra comprar marofa ela vai se matar (o que não seria má ideia se vc não costuma ter sentimento de culpa)

2- o matinho acelerou o coração do tribufu, ela tá suando muito e tá derretendo. Nesse caso não hesite: meta um espeto e chame seus amigos pra comer porco no rolete.

3- O mais provavel, é que ela fumou o béqui todo até além do horizonte, deu larica e ela comeu um dogão de 1 real e desmanchou (ou desarranjou) e tá pondo a culpa em vc, que trouxe ela pra esse caminho sem volta do mundo dos viciados.

A seguir depois de um ô ô ô que nos remete às antigas tribos africanas e faz instantaneamente todos os baianos jogarem as mãos pra cima e tirarem o pé do chão, repetimos a parte do anjo e o refrão, num processo mnemotécnico pra que compreendamos a grandeza desse colosso da musica brasileira.


Essa é nossa primeira analise. Sugira a sua em chamadoasarmas@bol.com.br


Até a proxima , desligue o motor e use a força, luke!

2 comentários:

  1. u.u usar a força so se for pra sair do aperto daquele carro com 7 nego incluindo uma tore gemea huahuahauahuahuahuahuahuha

    ResponderExcluir
  2. No desmancho por você fico com a opção número 2

    ResponderExcluir