segunda-feira, 3 de agosto de 2009

E quando a gente passa do ponto?


Olá, povo!

Primeiro eu peço desculpas pela demora pra atualizar o blog, mas eu tive uma semana bem corrida...

Escritório novo é só sucesso, mas dá trabalho!

Eu quero falar de um assunto que eu considero importantissimo, mas que muitos as vezes ignoram:

Os limites.

Sim, hoje vou falar de gente e situações que ultrapassam limites, extrapolam e muitas vezes conceitualizam erroneamente os praticantes de um hobby por causa de falta de bom senso.

Video-game vicia? Magic é jogo de azar do capeta? RPG é coisa de louco? Naruto é alienante? Lutador de artes marciais é brigão? Roqueiro é drogado? Quantas atividades são estereotipadas pelos excessos de seus praticantes?

Vou citar o caso de um grande amigo meu que passou por um momento de excessos. Ele começou a jogar RPG, se apaixonou pelo jogo e começou a substituir as atividades do dia-a-dia exclusivamente pelo jogo. Chegou a ficar junto com um grupo de amigos uma semana jogando direto sem sair da republica onde estavam, durante uma semana de saco cheio, os que moravam longe não foram ver suas familias para jogar. O que vocês no lugar das mães dessas criaturas pensariam? O passo da familia foi o mais comum, proibir de jogar. A contra argumentação veio na forma de " vocês preferiam que eu estivesse enchendo a cara e fumando maconha?"

Obvio que nenhum pai quer ver seu filho bebado ou drogado, mas fica o ponto: isso torna a pratica exagerada numa coisa sem importancia?

De modo algum.

Por mais que já se conheça os beneficios do RPG, o excesso traz consequencias desagradaveis e danosas SIM. Eu não estou atirando pedras ou cuspindo em quase 20 anos da minha vida, e sim alertando sobre a importancia da gente maneirar nas coisas que gostamos.

Uma pessoa que vive em função de uma coisa é chata, superflua e na maioria do tempo uma pessima companhia. Experimentem ficar perto de uma adolescente alienada de 14 anos que só fala e pensa em naruto. Por mais que você possa curtir, depois de um tempo fica intragável. Garanto que depois de 3 horas vc vai querer socar o primeiro imbecil que dizer "dattebayo!" pra vc!

Tem outro caso de um amigo meu que voltou a jogar magic e começou a gastar deslavadamente pra comprar TODAS as cartas que ele achava que iriam em qualquer deck que ele PORVENTURA fosse montar. Resultado: Divida gigantesca com um monte de gente, infinitas cartas encalhadas e uma verdadeira guerra em casa. Felizmente, ele tem amigos e a gente ta conseguindo resolver a situação sem maiores problemas, e eu acredito que a lição serviu. Até o tom dos assuntos mudou, agora a gente não fala só de magic nos barzinhos da vida (embora seja o assunto predominante)

A lição da semana é essa: Tenha moderação com as coisas que você gosta, para que elas não se tornem um aborrecimento para você e as pessoas a sua volta.

Um abraço a todos e vida longa e próspera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário