quinta-feira, 27 de maio de 2010

Livros, livros e mais livros

Olá pessoal, enquanto não sai o dragão responde, vou escrever um pouco pra vcs.

Hoje vamos falar de livros. É incrivel quanto a experiencia da leitura pode ser dignificante nesse nosso mundinho de internet alienante. Então levante a bunda obesa, saia da frente do pc e vá ler um livro!!

Eu confesso que sou tarado por letrinhas, daqueles quem lêem a tabela nutricinal da caixa de sucrilhos no café da manhã. Imagina quando me deparo com algumas centenas de paginas, prontas para serem devoradas...

Eu acabei de ler "O simbolo perdido" de dan brown, ele obviamente é inferior ao " anjos e demonios" e ao "codigo da vinci" mas tem com certeza o final mais legal de todos. Eu adoro as obras do Dan Brown, não pela história em si, mas pelas referencias. O cara certamente pesquisa infinito antes de escrever, e isso é uma coisa que eu valorizo imensamente.

Eu gosto de leituras inteligentes, independente do tema. Prefiro infinitamente ler "O cachorrinho samba na montanha" que o livro do Jorge Lafond falando dos famosos que comeram a bunda dele. Um livro é uma coisa para a eternidade, o que está ali vai ser lido para sempre. Independente de ser uma grande pesquisa como os livros do Dan Brown, ou viagens sarcásticas como "O Cordeiro - o evangelho segundo Biff, o brother de infancia de Cristo" de Christopher Moore, nada me prende a atenção como a inteligencia contida nas obras.

Esse ultimo merece um destaque todo especial. Se você tiver oportunidade, leia, independente de sua religião.

" Minha mãe fez cara feia, então significa que deve ser uma boa sátira "

A minha mãe tem um sexto sentido que detecta quando uma satira ou piada sobre Jesus é boa. Basta ver se ela fez cara feia.

O livro em si é uma obra prima da literatura satirica.Ele retrata a adolescencia de Jesus, atraves da narrativa do ficticio Biff, que seria amigo de Jesus e acompanhante nas suas viagens em busca de conhecimento sobre o mundo e sobre seu papel de messias.

Apesar do tema delicado, o livro não é de forma alguma ofensivo a qualquer forma de cristianismo, sem perder otimas piadas por isso.

Passando pro lado Nerd da força, me lembro da minha adolescência e as grandes obras que marcaram. O guia do mochileiro das galaxias (aliás, ontem foi o dia da toalha), as cronicas de Dragonlance, as obras de Tolkien, Musashi, fora uma infinidade de livros de RPG, de tagmar a AD&D, de Desafio Dos Bandeirantes a " Tokyo by night" e "Guia completo do sabá"

No lado RPGistico, quero destacar duas obras que me marcaram: a primeira era um suplemento de World of darkness chamado de "Kindred Most Wanted" que trazia a lista vermelha, um compilado sobre os treze vampiros criminosos mais procurados do RPG "Vampiro: A Mascara"
Eu realmente fiquei fascinado pela riqueza da historia dos personagens, os motivos da inclusão na lista, o funcionamento do grupo Alastor e outros detalhes que giravam em torno da lista, a ponto de eu querer girar minhas campanhas em torno da lista vermelha (coisa que meus jogadores na época não gostavam muito) e vira e mexe envolvia um procurado.

O segundo suplemento da minha vida foi o "Gurps Viagem no Tempo" Eu sempre gostei de variar os cenarios de jogo, a ponto do meu grupo de adolescencia jogar 5, 6 campanhas simultaneas. Com o viagem no tempo eu tive oportunidade de unificar tudo e usar uma das coisas mais importantes da minha vida: a História (pra quem não sabe, eu fiz História na faculdade)

O texto já está meio longo, então vou parando por aqui. Certamente voltaremos a falar de livros

Cada dia surge uma nova obra pra gente admirar, absorver, curtir. Eu quero muito falar de livros ainda.

E olha que eu nem cheguei em Verissimo e Rubem Alves.

See you, space cowboys

2 comentários:

  1. Bom velho, gosto de ler, porém sou mais os clássicos tipo Nikos e um monte de gente morta que são lokos nas linhas, agora, devo falar que os livros que mais marcaram minha vida foram: O Pequeno Prícipe; O Cristo Recrucificado e Como Era Verde Meu Vale; quanto ao lado nerd da vida fiquei loko quando li o Silmarillion.
    Quanto ao Dan, bom, considero uma leitura viciante e muito criativa, bem elabora e montada e com certeza ele merece a fama que tem e já e um clássico moderno.
    Procure ler o discurso de Marco Antônio, que foi promunciado no funeral de César de Willian...

    Sem mais um abraço

    PS: quero ver as minhas perguntas respondidas, por mais bestas que elas sejam.

    ResponderExcluir
  2. Do lado nerd da força mencionado me falta ler Musashi, por mais que tenham falado bem e me incentivado, sempre que penso em ler não me empolgo.

    ResponderExcluir